O maior canal da TV à cabo (no Brasil) é, suavemente, um canal de desenhos e animações.
Isso mesmo, meu caro desenhista. A Cartoon Network que já era fera, explodiu com a volta das Meninas Superpoderosas à TV, depois de 11 anos. E nós, que amamos desenhos, ficamos curiosos para saber como eles são feitos, e se temos as ferramentas que os chefões usam (e temos).
E um dos melhores desenhos da CN é, com certeza, O Incrível Mundo de Gumball, que mistura 2D e 3D em enredos cômicos e… incríveis! Por isso, nada melhor do que utilizar esse show para ilustrar o processo de criação das animações do canal.
Writing
Junto com o criador da série, Ben Bocquelet, os roteiristas sugerem um conceito que eles achariam legal trabalhar. Pode ser algo como “e se o Gumball tivesse tentando pedir a Penny em namoro”, e, se eles curtiram entre si, começam a elaborar a escrita.
Um detalhe é que eles não fazem todo o roteiro de uma vez só. Na verdade, eles desenvolvem o script em várias cenas individuais.
Storyboard
Com o script na mão, são criadas os storyboards, isto é, esboços das principais ações nas sequências do roteiro. Eu, particularmente, amo esta etapa. Ela que orienta tudo.
Dublagem
Paralelamente, os atores entram em ação, e seu trabalho é criar as vozes dos personagens o mais engraçado que conseguirem, o que geralmente é garantido por falas rápidas e gritos. Eles contam com a orientação do diretor de voz, que os guia em suas performances e, especialmente, cuida de sua saúde vocal.
Edição de Storyboard
Antes de qualquer animação começar a ser feita, o editor pega o storyboard já pronto (ou seja, desenhado e escrito) e, basicamente, tira do papel e põe tudo no computador, em sequência, minuto a minuto.
Nesta hora, ele já começa colocando os tempos, além de vozes e sons temporários na sequência.
Animações 2D
Primeiro, os artistas desenham as key-pauses. Depois, passam para o desenho em 2D de cada quadro, um por um, e é aí que as animações começam a ganhar vida e que os movimentos são bem desenvolvidos.
Background
Se você não assistiu ao Gumball, esse é um desenho cujos backgrounds são realistas. Portanto, uma equipe cuida do interior design dos cenários.
CG
Como o desenho combina elementos 2D e 3D, existem designers que trabalham só com a criação dos personagens tridimensionais. Por exemplo, apesar de Darwin e Gumball serem 2D, Allan e a senhorita Simian são 3D.
Além disso, também são definidos os efeitos especiais.
Composição
Nesta etapa, tudo o que foi feito separado é combinado: personagens 2D, personagens 3D, efeitos especiais e cenários.
Um diretor de arte e um supervisor de composição cuidam para que tudo seja juntado da melhor maneira possível, ou seja, com efeitos especiais e cores agradáveis.
Produção
Para cada etapa existe um supervisor, e não poderia faltar a Produção Executiva. O papel do produtor é cuidar do dinheiro, do orçamento e da agenda, e isto envolve desde o suprimento de papel até trocar a lâmpada queimada do escritório, tudo para garantir que a equipe entregue o trabalho a tempo.
Muito bom!
Onde mando curriculo?
Também quero trabalhar ai !!
Que cursos são necessários para ser um desenhista como eles ?
Oi sou victor,um aprendiz com boa capacidade de desenhar 2D,ja estudei no estudio lucidi porem aprendi anime e um pouco de cartoon,porem ficaria muito satisfeito em poder acompanha-los juntos em seu trabalho,se quiser saber o meu estilo de desenho e qualidade,sem contar que essas animações faço no celular,mas se quiserem ver só mande um e-mail para eu responder assim que der,obrigado pela atenção
Oi Victor tudo bem? Sou estudante de ilustração também, gostaria de ver seus trabalhos, meu email e este:
LoukanGuedes@Outlook.com.