Como dar vida aos seus desenhos

 
Ta aí, mais uma expressão bastante usada nesse universo… desenhos com vida.
 
Assim como na lição anterior onde você viu que a dinâmica do traço deixa o desenho mais vivo, na lição de hoje você vai aprender como utilizar a luz e a sombra nos seus desenhos e deixar-los ainda mais impressionantes
 
Na minha opinião, os 4 fatores essenciais pra um desenho bem feito são a forma, o traço, a luz e a sombra.
 
É claro que existem outros fatores complementarem como textura, proporção, perspectiva, etc.. mas esses 4 são fundamentais pra quem está começando
 
Então vamos ao que interessa.
 

1 – Porque sombrear

 
Você, com certeza, já ouviu falar em desenhos 2D e 3D, certo?
 
Esse D significa Dimensão, ou seja:
 
2D =  Duas dimensões (altura e largura)
3D = três dimensões (altura, largura e profundidade)
 
 
A função da sombra no desenho, é justamente dar profundidade que também chamamos de volume
 
A teoria pode ser entendida de uma maneira bem simples
 
O que estiver mais próximo da luz, fica mais claro, o que estiver mais longe, fica mais escuro e o que estiver no meio passa pela transição dessas tonalidades, do escuro para o claro e vice-versa
Esse é o principio mais básico da aplicação de luz e sombra, porém, além da posição da luz, outros fatores podem influenciar como a superfície e o material de cada elemento.
 
 
Esse princípio vai te acompanhar pro resto da vida e você só precisa treinar pra aplicar em todos os seus desenhos da melhor maneira possível.

2 – Como aplicar

Você deve ter visto na lição #1 que o lápis mais indicado pra sombrear é o 6B, basicamente quanto maior o numero antes da letra B, mais poroso é o grafite, logo, mais escuro fica o traço.
 
O cuidado que se deve tomar aqui é que, por “soltar” muito grafite no papel, é muito comum borrar, sujar e acabar estragando o desenho, por isso, fique sempre de olho nisso.
 
A grande vantagem desse tipo de lápis, é que você tem a possibilidade de fazer tons bem claros e bem escuros, porém, o lápis não faz sozinho, isso exige muito controle do peso da sua mão. Quanto mais leve, mais claro… quanto mas pesada, mais escuro.

#treino

O melhor treino pra dominar essa técnica é a famosa escala tonal. Com o mesmo lápis, procure fazer a transição do branco para o preto apenas controlando o peso da mão
Esse treino é fantástico!
 
Quando tiver dominado essa etapa, comece a fazer a mesma escala, agora sem divisão entre as tonalidades, quando mais suave a transição, melhor o resultado
 

3 – A cereja do bolo

Já vi muita gente pulando esse etapa, por isso vou dedicar um espaço pra ela aqui nessa lição.
 
To falando da textura.
 
Resumindo bem resumidamente, textura é o que faz um objeto de metal parecer um objeto de metal.
 
Quantas árvores de plástico você já viu? Eu já vi várias, assim como pessoas de cera ou cristais de barro… tá bom, tá bizarro falando assim, né?
 
Mas se eu não fosse pro extremo, talvez você não conseguisse ver a importância da textura no desenho.
 
Olha que exemplo TOP
 
 
Se o assunto é DAR VIDA AO DESENHO, a textura tem um papel fundamental nesse processo.

#treino

Além de observar muito como a luz e a sombra atuam em objetos diferentes, feitos de materiais diferentes, comece a colocar no papel essas características em tudo o que você desenhar.
 
Se for desenhar uma árvore, procure imagens de troncos no google pra ter essa textura como referência, você vai ver que, com tempo e muito treino, seus desenho vão ganhando ainda mais vida.
 
Na próxima lição você vai aprender sobre proporção e composição, um assunto que assusta muita gente, mas que faz toda a diferença na construção dos seus desenhos.
 
Deixa seu comentário aqui embaixo sobre essa lição e fica de olho no seu e-mail pra não perder a próxima 😉
 
Logo mais tem mais,
Ivan