Há alguns dias, durante uma palestra que dei em uma universidade aqui de São Paulo sobre a profissão e o mercado de ilustração no Brasil, muitas perguntas sobre como cobrar e como definir o valor de um trabalho foram feitas, respondi a todas, mas como o tempo era curto, resumir um assunto tão importante como esse pode deixar ainda mais dúvidas, por isso resolvi, ainda no estacionamento da universidade gravar esse vídeo falando sobre o que mais foi comentado durante esse bate-papo com os alunos.
A pergunta que mais gerou polêmica (pra variar) foi: “Não seria melhor usar uma tabela de referência com valores?”
Minhas resposta: Não.
Não sou o primeiro a falar sobre isso, grandes profissionais já se manifestaram em textos e vídeos sobre esse assunto, mas senti a necessidade de abordar esse tema ali mesmo dentro do carro pois as informações estavam borbulhando na minha cabeça.
Enfim, desculpe a qualidade do vídeo, mas espero que ajude a entender melhor como isso tudo funciona.
Deixe seu comentário e, clique em curtir ou não curtir, isso é importante para eu saber como melhorar cada vez mais.
Ah, e se esse vídeo te ajudar em alguma coisa, se inscreva no canal da ADS no youtube porque eu vou colocar cada vez mais dicas e tutoriais de desenho, ok?
Ah, não esquece de compartilhar com quem tem essa mesma dúvida
Muito bom o vídeo, compreendi que realmente o valor está relacionado ao serviço, peso do cliente e não ao produto (desenho, arte), valeu demais Ivan!!!
Que bom cara, Valeu…