Provavelmente você, algum dia, já deve ter ouvido a frase: “Isso é que é um traço profissional… ” ou “Olha o traço desse desenhista!!!” ou ainda “Fulano tem o traço perfeito…” É possível que você tenha concordado com isso, mesmo sem saber exatamente o que significa ter o Traço Perfeito, certo?
Bom, então vamos lá…
Traço perfeito é aquele traço firme sem tremedeira ou os famosos “pelinhos”. Esse tipo de traço fica muito mais evidente quando vemos histórias em quadrinhos e é chamado de arte-final ou clean up.
Normalmente o esboço vem feito a lápis e o arte-finalista tem a responsabilidade de “contornar” todo o desenho com Nanquim usando um pincel, pena ou caneta e é necessária muita técnica para executar essa função com perfeição.
Essa é uma habilidade que vem com o tempo e muita gente desiste justamente por achar que existe alguma fórmula mágica que não seja praticar bastante e ter paciência.
Na ilustração tradicional, existem algumas ferramentas que produzem com perfeição esse tipo de traço como a pena, pincéis finos e/ou chatos, canetas ou a fudepen (caneta japonesa), entre outras… A idéia é testar e ver com qual delas você se dá melhor.
Com a chegada dos softwares de pintura digital, esse processo de finalização se tornou, talvez, menos doloroso, ou seja, se no papel um traço errado ou um pingo de tinta era sinal de desespero e trabalho perdido, no Pc temos o milagroso CTRL + Z para nos salvar de algum erro e isso acaba tornando esse trabalho menos temido.
Porém, o conceito e as técnicas de como desenhar são exatamente as mesmas e o segredo para dominar a arte do traço é o bom e velho TREINO.
Esse é o método que eu uso e ensino nos meus cursos, se você quiser saber mais, clica aqui e assiste ao vídeo onde eu mostro com mais detalhes como você pode aprender a desenhar o que você quiser de forma simples e objetiva.
Se você gostou dessas dicas, compartilha com seus amigos e deixa nos comentários alguma sugestão de tema pra um próximo tutorial.
Logo mais tem mais…
Pingback: Como Desenhar Objetos com Volume | eudesenho
Parabéns Ivan pelo trabalho…Comprei o seu curso, é maravilhoso, mas ainda não tive o tempo suficiente para me dedicar, mestrado consome muito tempo de estudo. Mas cada vez que vejo um vídeo seu, tenho cada vez mais a certeza que és um iluminado, e por mais que eu me sinta um zero a esquerda em desenho, acredito em cada palavra sua, e um dia eu chego lá.
Que legal Michel, comentários como o seu é que motivam a continuar… muito obrigado cara!!!
Dica muito boa. Valeu man
VALEU!!!
Muito bom Ivan. A primeira dificuldade é passar da textura do papel para a textura em aparelhos digitais. Na tela do iPad, por exemplo, parece mais fácil por estarmos olhando diretamente a ponta do lapis, exatamente como fazermos no papel, mas tem a condição de que a superfície é muito lisa. Na mesa digitalizadora achei mais complicado pois a visão é direcionada para tela do computador enquanto a mão faz o trabalho na lateral…. adaptação sempre. Abraço!
Exatamente, apesar do conceito ser o mesmo, a gente precisa se adaptar a ferramenta e isso só vem com tempo e treino 😉
Nossa adorei a dica que no Photoshop tbem da pra virar o papel!!! Muito bom, nao sabia… E traço de finos e grossos vc faz na munheca mesmo.. pensei que era algum pincel especial… Valeu!
Top demais Ivan!
Sou seu fã cara!
Só tem um problema… Você tá quase me fazendo abandonar minha faculdade de TI para estudar ilustração.
Estou com medo! kkkkkkkk
Abraço!
hahaha agora até eu fiquei com medo :p
Muito bom Ivan! Seu traço é muito bom heim. Mas se puder grava um vídeo desenhando a mão, lápis e papel. Relembrando as origens
Boa Cassio, tem vários desses no Youtube, mas prometo gravar mais… VALEUUUU
Pingback: Traços de um desenho | J. Alievi
Oi, adorei o artigo, vai me ajudar muito no desenhos, abrigada.
Que bom que gostou… 😉