[img height=“1” width=“1" style=“display:none” src=“https://www.facebook.com/tr?id=847086035668168&ev=PageView&noscript=1"]

Como desenhar com um traço profissional

Como ter um traço profissional

Provavelmente você, algum dia, já deve ter ouvido a frase: “Isso é que é um traço profissional… ” ou “Olha o traço desse desenhista!!!” ou ainda “Fulano tem o traço perfeito…” É possível que você tenha concordado com isso, mesmo sem saber exatamente o que significa ter o Traço Perfeito, certo?

Bom, então vamos lá…

Traço perfeito é aquele traço firme sem tremedeira  ou os famosos “pelinhos”. Esse tipo de traço fica muito mais evidente quando vemos histórias em quadrinhos e é chamado de arte-final ou clean up.

Normalmente o esboço vem feito a lápis e o arte-finalista tem a responsabilidade de “contornar” todo o desenho com Nanquim usando um pincel, pena ou caneta e é necessária muita técnica para executar essa função com perfeição.

Essa é uma habilidade que vem com o tempo e muita gente desiste justamente por achar que existe alguma fórmula mágica que não seja praticar bastante e ter paciência.

Na ilustração tradicional, existem algumas ferramentas que produzem com perfeição esse tipo de traço como a pena, pincéis finos e/ou chatos, canetas ou a fudepen (caneta japonesa), entre outras… A idéia é testar e ver com qual delas você se dá melhor.

Com a chegada dos softwares de pintura digital, esse processo de finalização se tornou, talvez, menos doloroso, ou seja, se no papel um traço errado ou um pingo de tinta era sinal de desespero e trabalho perdido, no Pc temos o milagroso CTRL + Z para nos salvar de algum erro e isso acaba tornando esse trabalho menos temido.

Porém, o conceito e as técnicas de como desenhar são exatamente as mesmas e o segredo para dominar a arte do traço é o bom e velho TREINO.

Esse é o método que eu uso e ensino nos meus cursos, se você quiser saber mais, clica aqui e assiste ao vídeo onde eu mostro com mais detalhes como você pode aprender a desenhar o que você quiser de forma simples e objetiva.

Se você gostou dessas dicas, compartilha com seus amigos e deixa nos comentários alguma sugestão de tema pra um próximo tutorial.

Logo mais tem mais…

5 1 vote
Article Rating
Compartilhe:

Ilustrador, Professor, Palestrante e Empreendedor. Apaixonado por Futebol, Música e Família, não necessariamente nessa ordem.

Subscribe
Notify of
guest
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Esse tipo de dúvida acontece também quando estamos treinando o traço para que ele fique com um aspecto mais profissional, tanto no tradicional (namquim) quando no digital, eu explico melhor nesse post […]

michel felipe goulart da silve
michel felipe goulart da silve
4 anos atrás

Parabéns Ivan pelo trabalho…Comprei o seu curso, é maravilhoso, mas ainda não tive o tempo suficiente para me dedicar, mestrado consome muito tempo de estudo. Mas cada vez que vejo um vídeo seu, tenho cada vez mais a certeza que és um iluminado, e por mais que eu me sinta um zero a esquerda em desenho, acredito em cada palavra sua, e um dia eu chego lá.

Ivan querino
4 anos atrás

Que legal Michel, comentários como o seu é que motivam a continuar… muito obrigado cara!!!

Rafael Rodrigues Félix
Rafael Rodrigues Félix
4 anos atrás

Dica muito boa. Valeu man

Ivan querino
4 anos atrás

VALEU!!!

Carlos Rocha Junior
Carlos Rocha Junior
4 anos atrás

Muito bom Ivan. A primeira dificuldade é passar da textura do papel para a textura em aparelhos digitais. Na tela do iPad, por exemplo, parece mais fácil por estarmos olhando diretamente a ponta do lapis, exatamente como fazermos no papel, mas tem a condição de que a superfície é muito lisa. Na mesa digitalizadora achei mais complicado pois a visão é direcionada para tela do computador enquanto a mão faz o trabalho na lateral…. adaptação sempre. Abraço!

Ivan querino
4 anos atrás

Exatamente, apesar do conceito ser o mesmo, a gente precisa se adaptar a ferramenta e isso só vem com tempo e treino 😉

Lucy Dolácio
Lucy Dolácio
4 anos atrás

Nossa adorei a dica que no Photoshop tbem da pra virar o papel!!! Muito bom, nao sabia… E traço de finos e grossos vc faz na munheca mesmo.. pensei que era algum pincel especial… Valeu!

Produtor Marcelo Rocha
Produtor Marcelo Rocha
4 anos atrás

Top demais Ivan!
Sou seu fã cara!
Só tem um problema… Você tá quase me fazendo abandonar minha faculdade de TI para estudar ilustração.
Estou com medo! kkkkkkkk
Abraço!

Ivan querino
4 anos atrás

hahaha agora até eu fiquei com medo :p

Cássio D'Lima
Cássio D'Lima
3 anos atrás

Muito bom Ivan! Seu traço é muito bom heim. Mas se puder grava um vídeo desenhando a mão, lápis e papel. Relembrando as origens

Ivan querino
3 anos atrás
Reply to  Cássio D'Lima

Boa Cassio, tem vários desses no Youtube, mas prometo gravar mais… VALEUUUU

trackback

[…] Veja aqui essas referência de artigos do Ivan Querino, sobre estilo e traços profissionais:– https://www.eudesenho.com/estilo-de-desenho– https://www.eudesenho.com/como-desenhar-com-um-traco-profissional […]

Camila de mairins pereira
Camila de mairins pereira
1 ano atrás

Oi, adorei o artigo, vai me ajudar muito no desenhos, abrigada.

Paste your AdWords Remarketing code here
15
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x