3 Fatos que provam que você pode desenhar mesmo sem ter o dom

Você tem ou não o dom pra desenhar?

Isso realmente importa?
 
Nesse artigo eu vou te mostrar 3 argumentos que eliminam de vez esse mito.

Muita gente acha que nasceu fadado a derrota por gostar de desenhar mas não ter o dom pra isso e acaba se contentando com uma vida medíocre passando o dia todo fazendo o que não gosta…

O grande objetivo aqui é mostrar que ter ou não o dom não faz a menor diferença na busca pelo sucesso na profissão, o que você precisa pra aprender a desenhar é somar 3 fatores fundamentais:

 Se você aliar essas 3 palavras, com certeza você vai conseguir alcançar qualquer objetivo, e isso vale pra tudo, não só pra desenho, mas pra quem quer tocar guitarra, fazer esgrima, surfar ou pilotar um avião.
 
O dom até existe, mas não é ele que determina o seu sucesso.
 
Mas pra ilustrar melhor isso tudo, vamos ao que interessa:
 

1 – “Mão Santa” NÃO é um elogio

Você já deve ter ouvido falar do Oscar Schmidt, o maior jogador de basquete que o Brasil já teve, um dos poucos estrangeiros que tem as mão eternizadas no Hall of Fame do basquete americano ao lado de Magic Jhonson, Michael Jordan, etc..

Até hoje, por ser um dos maiores cestinhas da história, o Oscar é conhecido no Brasil como o “Mão Santa”, ou seja, as pessoas e mídia, com a intenção de elogiar, atribuíram a habilidade que ele tinha de arremessar à um dom divino.

O que as pessoas não sabem é que, durante mais de 20 anos, ao final de cada treino, ele treinava 1000 arremessos livres, todo dia, 7 vezes por semana, durante 20 anos…

Chamar um cara desse de “Mão Santa” é quase uma ofensa a todo esforço que ele teve pra chegar onde chegou.

Quer mais exemplo? 

Por mais que Usain Bolt tenha “nascido pra correr”, você acha que ele teria conquistado tudo o que conquistou sem treino? Óbvio que não.

Jimi Hendrix não largava a guitarra nem pra comer, Leonardo da Vinci estou por 16 anos antes de pintar a Santa Ceia…

Nesse artigo eu mostro mais alguns exemplos de pessoas de sucesso que treinaram muito antes de chegar lá…

Mas vamos para o próximo argumento 😉

2 – O “dom” pode até atrapalhar

Por volta de 2004 ou 2005, na turma em que eu dava aula de desenho haviam dois adolescentes, um menino e uma menina, acho que tinha uns 16 anos de idade.

Os dois estavam na mesma turma do curso, gostavam do mesmo estilo de desenho mas era nítido que o menino tinha mais facilidade nos exercícios que a menina, ou seja, ele “tinha o dom”.

A perfeição no desenho só vem através de muita repetição, eu sempre peço isso nas aulas e lembro de pedir pelo menos 10 repetições do mesmo exercício pra todos os alunos.

Ele me trazia 3 repetições e a terceira já estava legal.

Ela me trazia 30 e trigésima estava muito melhor que a terceira do menino.

O fato de ter o dom, simplesmente fez com que o menino se acomodasse enquanto a menina, por “não ter o dom” se dedicou até conseguir.

Resumindo:

Na última vez que tive notícia dos dois, ele trabalhava com o pai numa oficina mecânica e ela desenhava numa produtora de games.

Provavelmente você não precisa de mais argumentos, mas esse último é sobre mim.

3 – Ele não tem jeito pra coisa

Essa foi a frase que a minha professora de geografia ouviu do dono de uma escola de desenho quando mostrou pra ele um desenho meu.

Quando eu estava na sexta série em uma escola pública aqui de Santo André, o dono de uma escola de desenho da região resolveu fazer um concurso de desenho e premiar os 3 melhores com bolsas de estudo na escola dele.

Eu já desenhava as capas de trabalho, os cartazes, já era conhecido por desenhar e todo mundo achava que eu tinha o “dom” e que uma daquelas vagas seria minha.

Desenhei um Wolverine e não fui selecionado, minha professora, indignada, achou injusto e foi perguntar pro desenhista porque eu não tinha sido escolhido. Ele disse exatamente essa frase:
– Ele não tem jeito pra coisa.

Se eu tivesse me convencido disso, ou tivesse colocado a culpa em Deus por não ter me dado o dom, com certeza não estaria aqui hoje te escrevendo isso.

Eu simplesmente aliei minha VONTADE ao meu OBJETIVO, busquei INFORMAÇÃO e ME DEDIQUEI tendo ou não “jeito pra coisa”

Isso aconteceu há mais de 20 anos, de lá pra cá, eu fiz um monte de curso, li um monte de livro, tive muitos mentores, trabalhei em muitos projetos e ajudei milhares de pessoas a aprenderem a desenhar mesmo sem ter jeito pra coisa através de um método simples e objetivo.

E agora que você já percebeu que ter ou não o dom, não faz diferença, eu quero te dar a INFORMAÇÃO pra que você se DEDIQUE e realize seu SONHO de aprender a desenhar.

Eu quero te mostrar como ter acesso ao meu método e começar a desenhar bem de uma vez por todas no meu clube de desenho

Um programa 100% online para unir os apaixonados por desenho dentro de uma comunidade interativa e levar o método que eu uso e funciona pros meu alunos de forma ainda mais acessível para o maior número de pessoas possível.

Nele, você vai ter acesso a tutoriais exclusivos, Palestras e Workshops especiais e ainda vai poder sugerir os temas para novos cursos dentro do Portal

Anota aí:
O sucesso é inevitável quando você soma informação, técnica e muito treino

Compartilha esse artigo com aquele seu amigo ou parente que acha que só se dá bem na vida que nasceu virado pra lua e deixa aqui nos comentários a sua história relacionada ao “dom”

0 0 votes
Article Rating
Compartilhe:
Subscribe
Notify of
34 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
6 anos atrás

Eu sei que vc fez o curso do Gun, então é puramente #HARDWORK

ernandes
6 anos atrás

E verdade professor Ivan eu nasci com essa predisposição kk vamos dizer né pra desenhar sempre ouvi isso de que vç tem o dom de desenho, mais realmente se não fosse os treinos eu taria muito atrás da galera que não tem o dom digamos assim mais pratica muito

Allan Silva
6 anos atrás

Excelente assunto, tava com essa parada na cabeça, tirou minhas dúvidas !
Super apoio esse projeto ! Já ta compartilhado .
Sucesso pra vc obg!

6 anos atrás
Reply to  Allan Silva

Obrigado Allan

Jefferson Farias
6 anos atrás

Cara, eu me inspiro em vc !! todos os dias eu treino, antes de ir trabalhar, quando volto dele…por me eu nem ia,só para poder treinar e treinar mais!! sou louco para trabalhar com desenho o mais rápido possível, por isso faço isso, treino !!! sou aluno do IL.PRÓ e seu ilustracat está me ajudando ainda mais!! sucesso ainda mais para vc ivan !!! quando eu tiver meu primeiro cliente, prometo que mando uma msg para vc agradecendo !!!

Lucas Castaheiro
6 anos atrás

Cara vivem dizendo q eu tenho o dom…..mas é bem oq tu disse to no 5º ano mas me mato desenhando desde o 1º ano…….
Agr mudando de assunto me inspiro em vc, desenho antes de ir a aula, depois e vlw tu q me deu a tecnica e continua assim……

Felipe Viveiros da Rocha
5 anos atrás

Adorei o podcast.
Você bem que poderia passar umas recomendações de leituras tanto sobre o assunto quanto sobre artistas para um começo de leitura e conhecimento nessa área.

Wesley Paulo
5 anos atrás