Não consigo mais desenhar?

O que fazer se não consigo mais desenhar?

Anteontem, eu digitei no Google “não consigo mais desenhar”, para tentar entender melhor porquê isso já tinha acontecido comigo. Apesar de não achar quase nada, eu encontrei a seguinte pergunta no Yahoo Respostas, de Daiana R.S:

yahooans

Eu confesso que fiquei bastante intrigado com as respostas. Sabe, tem muita gente que sofre com o mesmo problema. O problema é que as pessoas simplesmente pensam que tudo vai acontecer, surgir ou melhorar do nada, sem mais nem menos. O que não é verdade.

Aí, lendo as respostas, eu fiquei ainda mais surpreso com o fato de que mais gente do que eu pensava sofria da mesma dificuldade, só que de formas diferentes.

Para começar, eu queria pegar a fala do Ricardo:

“Pode ser uma fase. Geralmente todo artista ou desenhista tem disso. Eu mesmo não paro para desenhar fazem meses; porém estou pintando, com tinta. São fases.”

Nós mudamos TODOS OS DIAS. E, cada dia, a gente pode fica um pouquinho melhor. E você sabe qual é a principal diferença entre as pessoas criativas e as estancadas na vida? É que as pessoas criativas não tem medo de ter experiências em várias áreas diferentes da vida delas.

não consigo mais desenhar

Falando nisso, todo mundo tem alguma coisa interessante para nos oferecer. Por exemplo, conversar com uma pessoa que não tem nada a ver com os amigos com quem estamos acostumados ou que fala e pensa totalmente diferente de nós pode ser vergonhoso.

Cara, tem vez que nenhum assunto bate! A gente pode ficar um bom tempo conversando e você só confirma que, realmente, essa pessoa não tem nada a ver com você. Então, de repente, ela fala algo simples, mas que PIMBA, você nunca tinha pensando naquilo.

E é desse jeito também que funciona com as nossas carreiras ou hobbies. Voltando à fala do Ricardo, não conseguir mais desenhar um estilo específico pode significar que você está mudando de estilo.

Por exemplo, às vezes, você sempre fez cartoon. Talvez, você nem teve tanta técnica para isso, e tudo o que sabe aprendeu por conta própria. Então, em um dia cinzento, você parece que desaprendeu, e começa a desenhar outra coisa nada a ver.

Caso venha a irritação, deixa ela de lado e começa atentar ao fato de que você pode ter acabado de definir o seu estilo atual – que, futuramente, quem sabe, pode mudar também.

Tem tanta gente que quer “ter seu estilo próprio de desenho”, enquanto já tem e não sabe. E esse é o primeiro ponto.

O segundo tem a ver com a fala do Fábio (um desenhista com mais de 30 anos no ramo). Quando está sem ideia, ele pede para alguma criança fazer rabiscos aleatórios e, a partir desses desenhos simples, ele desenvolve algo realista ou outras técnicas de desenho diferentes.

Eu achei isso animal. E tem a ver com bloqueio criativo. Mesmo sem ideia, o seu cérebro não para de funcionar, e continua pensando. Ou seja, na verdade, você pensa que está sem ideia, mas, na verdade, está com tanta ideia que carregou a mente, e deixou ela confusa.

sem ideia desenhar
Esta imagem é um link. Clique na foto ou aqui para ver.

Portanto, uma estratégia é começar a criar coisas do nada, abstratas, sem regra. Isso vai descarregar a sua mente e, a partir de várias ideias, você vai conseguir escolher as melhores e trabalhá-las de uma forma produtiva.

E é exatamente isso que o Fábio faz. Só que, em vez de pensar tudo do zero, ele pede para outra pessoa, uma criança, pensar por ele. Depois que ele começa a criar algo mais elaborado. Não deixa de ser criativo.

A terceira coisa que eu queria comentar tem a ver com a melhor resposta, escrita por Erin:

“Todo mundo passa por isso uma vez ou outra. O importante é não achar que não vai mais conseguir.”

Vários motivos podem criar um bloqueio mental mais sério. Ansiedade, TOC, traumas. O terceiro ponto é você arrumar estratégias e buscar conhecimento para entender o motivo exato, por você não conseguir mais desenhar, ou o que impede você de fazer isso.

desenhar

O penúltimo ponto é que, lembrando, é uma frustração muito comum de se ver, sendo que milhares de pessoas passam pelo mesmo problema. Porém, mais do que isto, outros milhares de desenhistas já resolveram ele.

A última dica é estudar. Mas, estudar do zero. Um exercício mental assustadoramente funcional que você pode fazer agora é: pegue uma folha e comece a desenhar como se fosse uma criança desenhando. Cara de pauzinhos e, se for pintar, tudo rabiscado.

Não importa em que nível de conhecimento você estava antes de não conseguir mais desenhar. Se você aprender a técnica de desenho, você irá ficar melhor que antes, porque você irá conseguir fazer o que fazia antes, assim como fazer qualquer outro tipo de desenho que você quiser!

Se você quiser ter um método para destravar, aprender a criar os próprios desenhos e quem sabe ter uma renda extra, clique aqui para ver qual curso ou livro meu mais se encaixa no seu momento.

Então é isso! Compartilha esse artigo com seus amigos, se foi útil pra você, vai ser pra eles também 😉

19 comentários em “Não consigo mais desenhar?

  1. Alex Pereira Costa Responder

    O desenho em minha vida veio desde crianças. Era uma paixão gigante e eu me imaginava adulto vivendo dessa profissão (que nem sabia direito o que era, só queria desenhar).

    Infelizmente (ou não) a vida tomou outro rumo e eu parei de desenhar… Minha última produção foi em 2001.

    De 2016 prá cá o desejo de voltar a desenhar voltou forte, inclusive com o desejo de viver disso. Hoje estou matriculado no curso do eu desenho, com otimismo e esperança de voltar ao meu sonho de infância 🙂

    Obrigado!

  2. Daniel C. Responder

    Não consigo desenhar por mais que eu pratique (e faço isso a anos). A questão é que eu não percebo a realidade de um modo muito bom por causa de uma doença psicológica que já me causou vários ataques de pânico, etc. Tô tentando contornar isso por mim mesmo, já que ir em tantos psicólogos não me ajuda em nada… Enfim, vou praticar mais e mais até ficar bom.

    • Ivan querino Responder

      Já parou pra pensar que ver a realidade de um modo diferente pode ser seu diferencial como desenhista? Não deixe que isso te impeça de sonhar e fazer o que gosta, apenas faça… tamo junto 😉

  3. Rodrigo Serra Responder

    Eu posso dizer que nasci com o que os leigos chamam de “dom”, pois desenhava muito bem sem nunca ter feito um único curso. Eu passava tardes desenhando quando criança, e ainda mais na adolescência quando fui bombardeado com influências do heavy metal e dos animes que eu assistia. Eu era muito bom, sem exagero, tanto em cópias quanto em criações. Hoje em dia já não consigo sequer reproduzir os meus próprios desenhos. Eu perdi o traço. Será que se eu voltar a praticar serei capaz de recuperar aquela habilidade? Abraços!

  4. Tio alucard Responder

    Cara o meu problema é que eu penso em algo que eu quero fazer mas quando vou pro papel eu não consigo por em pratica nem ao menos esboçar, é isto que acaba me frustrando muitas vezes.

    • Ivan querino Responder

      Isso é comum acontecer, o que te falta é um método pra transformar o que você vê em traço… dá uma olhada no Aprenda a Desenhar do Zero, na aba cursos aqui do site, vai te ajudar 😉

  5. Ladina Responder

    Belas dicas Ivan! Tenho só 12 anos mais sinto que estou sem criatividade. Tenho uma grande vontade para desenhar, porém quando pego o papel, todas as minhas idéias somem e eu fico sozinha ali com o papel. Preciso de ajuda!

    • Ivan Querino Responder

      COntinue acompanhando e sempre busque referências, siga as dicas desse artigo que, com certeza vão te ajudar 😉

  6. Merilyn Louise Responder

    Eu desenho muito, tanto no papel quanto na mesa gráfica. Mas percebo uma coisa, meu traço muda constantemente. Eu não consigo manter um traço por menos de 1 mês por que eu simplesmente não consigo mais usar ele. Ai passo dias e dias com bloqueio criativo até eu conseguir desenhar algo de novo, com um traço extremamente diferente e que eu normalmente não gosto. Quero um traço fixo tipo no qual eu desenho atualmente ( traço mais puxado para o mangá). Como eu faço isso? To cansada de tanto mudar de traço, e nunca fico satisfeita com o novo, só depois de um tempo eu me acostumo e do nada o traço muda de novo. Nunca para! O que eu faço?!

  7. Rodrigo Responder

    Eis quando você encontra aquele artigo que traz a resposta que você tanto procurava…
    Suas dicas foram ótimas Ivan, eu desenhava até os meus 14 anos, porém comecei a tomar outras prioridades na vida mas ainda mantenho o sonho de me tornar um desenhista profissional e pretendo viver da minha paixão.

    Obrigado por nos trazer um conteúdo de altíssima qualidade 🙂

  8. jonathan Responder

    eu sei desenhar, mas eu nunca fui bom em criar personagens. sempre me inspirei em animes. mas nunca criei personagens incríveis, só sei desenhar olhando um personagem. quando eu faço meu próprio desenho, sempre desisto, pq sempre é a mesma coisa. contando que eu nao sei desenhar mulher.

    • Ivan Querino Responder

      O que te falta é um método pra te ajudar com isso, da uma olhada na aba curso lá no Eudesenho Club que, com certeza o que tem lá dentro vai te ajudar 😉

  9. Yasmin Vieira Responder

    Nossa isso me ajudou tanto, vc nem imagina! Eu me senti representada o texto inteiro. Eu achava que já havia definido meu estilo de desenho, até dessas ultimas semana para cá eu não conseguir mais fazer esse tal estilo. E ainda, para falar a verdade, eu nem gostava tanto dele, ansiosa para aperfeiçoar ainda mais e chegar em algo que eu realmente queira<3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *