Neste artigo eu resolvi mostrar as 5 etapas de uma ilustração digital de um personagem depois que ele foi criado, digo isso porque existe um distância gigantesca entre criar um personagem e desenhar um personagem.
O processo de criação começa muito antes do lápis e papel, eu costumo dizer que 80% do personagem não aparece no desenho dele, ou seja, o desenho é apenas 20% de todo o trabalho.
O que eu vou mostrar aqui são esses 20%, o planejamento, a construção da personalidade baseada na finalidade do personagem é um assunto mais complexo, porém não menos divertido e é extremamente abordado no curso de Character Design.
Enfim, vamos lá, depois de interpretarmos o briefing da personagem, enterdermos a ação e estudar sua personalidade, chegou a hora de colocar tudo isso no papel e ver se as características físicas combinam com a essência da personagem.
1 – Figuras Geométricas
A primeira coisa que eu faço, é reduzir a pose escolhida para figuras geométricas básicas (como a casinha do minicurso) , isso vai me ajudar a entender as formas e balancear a silhueta e o contraste com os espaços negativos.
2 – Definir características
Definida a pose, parto para a definição da fisionomia dela, interpreto todo as características passadas no briefing para transmitir para o papel/tela extamente o que foi planejado. Tudo isso utilizando traços bem soltos e leves.
3 – Iluminação e volume
A terceira etapa é a iluminação, aqui defino a posição da luz e todas as áreas de sombras e volume para dar um aspecto tridimensional à personagem.
4 – Cores
Feito isso, é hora de aplicar as cores, começo com as cores base de parte do desenho, uma boa dica é separar cada cor em uma cama e nomeá-la, se, no futuro o cliente/produtor pedir para alterar a cor do sapato, por exemplo, você não vai precisar refazer todo o trabalho.
5 – Brilho e efeitos
Por último, enfatizei os volumes aplicando brilho nas áreas iluminadas e suavizando as sombras, também acrescentei uma cor ao fundo para destacar ainda mais a personagem. Agora é só apresentar para o cliente e partir para o abraço 😉
A ordem de cada etapa não precisa ser exatamente essa, você pode colorir antes de sombrear, dependendo do estilo, você vai precisar contornar o desenho antes de pintar, enfim, isso varia de acordo com o workflow de cada um, o importante é o resultado final.
Como eu disse, essa é só uma das etapas da criação de um personagem, de qualquer forma, espero ter te ajudado.
Mas é como meu grande mentor dizia:
“se você começa a criar um personagem pelo desenho dele, já está começando errado” #ficaadica
Ah, não esquece de compartilhar com quem tem essa mesma dúvida
Oi Ivan, acompanho seus trabalhos a algum tempo e acompanha suas dicas sobre ilustraçao digital me surgiu uma duvida, como faço para salvar o arquivo depois de pronto? tipo faço a ilustração lá no photoshop ou sketchbook pro e depois que termino fica um monte de layers , como faço pra salvar tudo como um unico arquivo? Sou leigo neste assunto comecei nunca ilustrei digitalmente e tenho essa duvida, ainda nâo desenvolvi nenhuma ilustraçao por causa desse duvida, parece bobeira mas se você puder me responder ficarei grato!
Valeu pelas dicas. Uma que nunca vou esquecer e que refere exatamente à primeira dica é uma que eu vi no Tumblr:
“Para desenhar focinhos de animais comece com um pedaço triangular de queijo”.
Essa dica deixou muito mais fácil de desenhar os animais que gosto tanto…
Exatamente, tudo vem de figuras geométricas 😉
Muito bom. Essa semana da ilustração também está sendo muito iraaada! Estou curtindo muitoo Ivan. Valewz
Que bom que gostou cara. VALEU
Dicas excelentes, já melhorei e muito meus desenhos com sua ajuda. Estou me programando pra comprar o curso completo. Só me dei conta da importância disso quando vendi meu primeiro desenho. Valeu Querino!
SHOW Rodrigo, legal ler isso… Parabéns cara!!!
Tenho acompanhado alguns vídeos e li o E-book sempre gostei de desenhos e até me arriscava rabiscar algumas coisas mas não tenho um bom trato. .. vou sair do meu trabalho ano que vem e tenho tido interesse em investir nessa área, sou formado em biologia, mas o desenho tem ocupado algumas horas da minha atenção esses tempos. Vlw pelo empenho
Legal Eduardo e saiba que ilustração científica tem tudo a ver com biologia é uma área que cresce muito e tem poucos profissionais #ficaadica
consigo usar meu tablet para ilustração digital?
Existem algumas canetas que funcionam bem em tablet, vou ver se consigo fazer um review de alguma 😉
Até Consegue, mas o ideal é ter uma mesa digitalizadora que foi feita exclusivamente pra isso… VALEU!
Ok! vlw mano. vlw pelo aprenda a desenhar do zero
E quando você falha até nas figuras geométricas? Eu até consigo desenhar o “esqueleto” da personagem, mas no momento que vou começar a detalhar ele começa a ficar com aquele corpo de nadador (forma um grande V da cintura aos ombros) e as pernas e membros ficam desproporcionais…
Pois é cara, isso só vem com muito treino e, óbvio, um método que te ajude a entender essas proporções da maneira correta
OLÁ IVAN
GOSTARIA DE COMPRAR O CURSO DESENHANDO DO ZERO, MAS NÃO CONSIGO ENCONTRAR ONDE ESTÃO OS CURSOS A VENDA.
OBRIGADO,
NELSON
Nelson, dá uma olhada aqui na aba cursos do site ou clica nesse link http://lp.desenhabilidade.com.br/curso