IlustraCast – Como Atrair Clientes

Dicas simples para conseguir clientes

Vamos imaginar que você já tenha um Portfolio bacana de ilustrações e se sente seguro pra começar a ganhar dinheiro com isso.

Imaginou?

Agora é hora de conseguir clientes e essa é a etapa que mais assombra a galera que tá querendo começar a ilustrar profissionalmente, por isso eu resolvi gravar esse episódio e compartilhar algumas dicas que funcionaram comigo.

Sem enrolação, vamos à elas:

1 – Segmentar seu trabalho

Isso quer dizer que você precisar ter um portfolio direcionado a um determinado estilo, se seu objetivo é trabalhar com mangá, faça um portfolio de Mangá e não de caricatura, por exemplo.

2 – Pesquise sobre potenciais clientes

Uma vez que seu portfolio está definido, chegou a hora de pesquisar quem se interessaria por seu portfólio, Ex: se seu objetivo é trabalhar com ilustração de livros infantis, pesquisa sobre livros, autores e editoras de livros infantis.

de graça

3 – Mostre seu trabalho para as pessoas certas

Como é que você quer que a Marvel conheça seu trabalho se você só mostra pros seus pais e amigos mais próximos? Depois de pesquisar e encontrar os potenciais clientes, é hora de mostrar seu trabalho pra eles, pega o e-email de todo mundo e manda seu portfólio.

A conta é simples, se você mandar pra pelo menos 5 por dia, no final do mês você terá 150 potenciais clientes conhecendo seu trabalho, no final do ano serão 1800 e com isso você tem boas chances de encontrar e fidelizar clientes que pagam bem e te indicam para outros, ou seja, esse numero só tende a aumentar e a boa notícia é que só depende de você.

Enfim, escuta aí porque tem algumas outras dicas exemplos de como atrair clientes e ingressar no mercado.

Deixa aqui embaixo seu comentário, quero saber sua opinião 😉


Quer começar a Aprender a Desenhar?

25 comentários em “IlustraCast – Como Atrair Clientes

  1. Jefferson Farias Responder

    Muito show, para me, ótimas dicas ivan. no meu caso, falto decidir qual estilo seguir!! concluindo isso, farei tudo isso que vc falou !!

  2. Emily Piazza Lopes Responder

    Amei as dicas! Quero trabalhar com quadrinhos u.u*dificulta um pouco o fato de ter menos de 18, eu acho kkk*

  3. Cleverson Souza Responder

    Parabéns, Ivan. Muito boas as dicas sobre clientes. Vejo o mercado de ilustração com um crescimento grande e em diversos segmentos artísticos. O importante também é estarmos bem preparados para quando as oportunidades surgirem.
    Mais uma vez parabéns pelo trabalho e pelo curso!

  4. Rodrigo freitas Responder

    Cara vc está me ajudando bastante com suas dicas e-books vídeos etc… Só tenho a agradecer primeiramente a deus por me ter feito procurar alguém especialista no que eu quero trabalhar e por ele ter me indicado especialmente vc Ivan desde já agradeço pela atenção e oportunidades que vc está me dando um forte abraço e que Deus abençoe vc mano

  5. Isaque Responder

    Cara, eu gosto muito de desenhar, tenho meu próprio estilo mas também gosto muito do mangá. A verdade é quero me tornar bom no estilo realista e ilustração, pois o fato de ser bom em muitas coisas (desenho, escultura, pintura) está me rendendo minhas primeiras encomendas, todas acima de R$10,00 e meus clientes gostam. Quero crescer cada vez mais e absorver quanto conhecimento minha cabeça suportar. Valeu pelas dicas e continue o trabalho!

  6. Yurie Ricco Responder

    Caro Ivan, não há a possibilidade de eu me dedicar em vários segmentos? Por exemplo, sigo bem já um tempo fazendo algumas encomendas de retratos realistas, mas, gostaria de entrar pro ramo ilustrativo, adulto sério, como o trabalho do Artgerm. Sei que são dois ramos diferentes, mas por que não poder trabalhar com os dois tipos ou mais? Além do mais que, eu acredito que não há uma arte definitiva, mas que o conhecimento de uma complementa a outra. Valeu Ivan! Boas artes e abraço!

  7. José Responder

    Eu estou conseguindo fazer desenho digital, mas eu faço mais desenho no papel, eu ficou meio inseguro porque eu quero ter um estilo só que por enquanto eu só desenho mangá, é também não tenho tanta experiência como alguém que é profissional.

  8. Caio Moreira Nunes Responder

    Abriu minha mente, ainda sou menor de idade e vou pegar um PC e uma mesa digitalizadora, meu sonho é ser animador e ilustrador, espero que dê certo.

  9. Vinicius Responder

    Eae Ivam, muito obrigado pela sua dica, e por favor, você poderia fazer um post sobre técnica (Ex: sombras, desenhos, etc) eu estou na 2 parte de ser um ilustrador, e eu queria que vc me ajuda-se

  10. Ronaldo Alves Responder

    Oque eu deveria fazer? Eu pretendo procurar um job de animação 2D frame a frame mas aqui no Brasil o pessoal usa mais desenho com estrutura animada no after effects… E outra coisa, onde você acha que eu deveria procurar Jobs de mangá ? Vou ter que aprender japonês e inglês pra isso ?

    • Ivan Querino Autor do postResponder

      Aprender inglês é um requisito importante pra isso (na verdade pra qualquer coisa), lá fora as oportunidades ainda são maiores 😉

  11. Alexandre Responder

    Sensacional Ivan, no início como desenhista achamos que fazer de tudo é o caminho, mas segmentar é que estimula, treina e profissionaliza.
    Forte abraço
    Ivan Querino

  12. Cristiano machado ferreira Responder

    Ja sei o meu estilo,agora é me aprofundar e ir atras do público certo.
    Mas tenho que aperfeiçoar cada vez mais.

  13. Marina Martins Responder

    adorei as dicas, mas eu não sei como fazer minhas ilustrações chegarem nas pessoas certas, eu já até criei um perfil no instaram pra postar só isso mas não tenho muito alcance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *