Ilustrador – Por onde começar

Ilustrador - por onde começar

Uma das grandes dificuldades que quem está iniciando na carreira de ilustrador é saber por onde começar, muita gente me pergunta se é melhor começar como freela ou arrumar um emprego e trabalhar como funcionário.

Pensando nisso, gravei mais um vídeo falando sobre isso baseado na minha trajetória, funcionou pra mim, pode funcionar pra você.

Nesse vídeo, básicamente, eu divido uma carreira bem sucedida em 4 etapas que acho fundamentais para construir uma base sólida e se tornar um profissional completo, vamos a elas:

#1 – Estudo

Óbvio, se você quer se tornar um bom ilustrador, animador, designer, ou qualquer outra coisa, vai ter que estudar muito. Faça cursos, compre livros, assista vídeos, absorva todo tipo de informação e pratique bastante para ter um bom portfólio

#2 – Etapa – Estudo + Trabalho

Nada melhor do que prender na prática e a melhor forma para isso é conseguir um emprego, nem precisa ser exatamente na área que você quer, mas você vai aprender como funciona uma empresa, processos gerenciais, produção, equipe, dead lines, resolução de problemas, etc.. coisas que nenhuma escola ensina.

Além disso, você vai receber um salário, separe uma parte para continuar estudando, faça cursos mais avançados, faculdade, mais livros, etc..

#3 – Trabalho + Freela

Provavelmente, com tanto estudo paralelo ao trabalho, você ja deverá ter arrumado um emprego melhor ou sido promovido e, com certeza já aprendeu bastante sobre a sua área e sobre tudo o que envolve uma empresa, é hora de praticar isso fazendo freelas paralelamente ao seu trabalho. Eu sei, vai ser muito mais cansativo, você vai trabalhar de madrugada, as vezes 20 horas por dia, mas é isso mesmo, “No Pain, No Gain…”

Mantenha o foco e aplique o que tiver aprendido nas negociações, orçamentos, administração, etc..

#4 – Freela

A idéia é que o trabalho como freela ocupe mais tempo e te de mais dinheiro que seu emprego, aí é a hora de mergulhar fundo e cuidar do seu negócio em tempo integral. Se isso acontecer, quer dizer que você está preparado para trabalhar profissionalmente, administrar seu tempo e seu dinheiro, enfim, agora é você que tem uma empresa e tem que saber cuidar dela.

Isso não é uma regra, mas estas 4 etapas me fizeram o profissional que sou hoje, não foi do dia pra noite nem em um passe de mágica, mas funcionou pra mim e pode funcionar pra você também.

Disciplina, Foco, Fé e Dedicação. É POSSÍVEL…

Ah, não esquece de compartilhar com quem tem essa mesma dúvida


Quer começar a Aprender a Desenhar agora?

7 comentários em “Ilustrador – Por onde começar

  1. Diego Oliveira Responder

    cara eu queria ajuda, acompanho seu canal e seus desenhos e fico muito impressionado em ver como voce consegue ter materiais de primeira e ganhar bem na area, eu estou num dilema pra conseguir trabalhos, possuo a mesa digitalizadora e até fiz um site para apresentar meu portfólio, eu amo desenhar e me comunico bem, queria saber se existe como fazer alguma parceria com outros desenhistas e estudios, pra se trabalhar junto. Até porque minha situação é meio que urgente, a empresa que estou está falindo e estou sem onde tirar verba 🙁
    Aqui está meu portfólio pra uma pequena analise; vlw e obrigado por toda ajuda possivel!!!
    http://frog334.wixsite.com/diego4rtes

  2. Gabriel Triani Hauer Responder

    Opá Ivan e toda equipe muito bom o artigo , obrigado por todo conteúdo so fica pra corrigir alguns erros de português que não interfere no artigo no #1 estudo .

  3. Juliana Lumi Todake Responder

    Bom Dia Ivan,
    Tudo bem?
    Gostaria de saber quais livros você indica, e também quais áreas
    relacionadas pode ser um bom ponto de partida, você havia
    falado em serigrafia, tem mais áreas?
    Obrigada!

  4. Peterson Cometti Oliveira Responder

    Olá, bom dia!
    Gostaria de saber em quais lugares devo levar o portfólio?
    Vlw brother…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *