No último sábado, o Ivan fez um vídeo explicando como desenhar o estilo cartoon à la Dexter, Padrinhos Mágicos, ou Billy & Mandy.
Esse é um tipo de desenho bem interessante, porque acaba marcando a nossa infância. E quem disse que animador não é desenhista?! Esta semana mesmo mostramos como as animações da Cartoon Network são feitas.
Agora é hora de ver afundo as principais características do estilo cartoon em si. Acompanhe este rápido texto e aprenda com as dicas do Ivan Querino.
Formas geométricas
Este é um estilo em que as formas geométricas são mais marcantes. Ou seja, as formas finais são muito parecidas com as formas iniciais.
Isto significa que a mão pode ser quadradona, os braços podem ter um ângulo marcadão ou que os pés podem ser triângulos.
Desde o esboço, deixe bem marcadas as formas geométricas.
Linhas e traço no estilo cartoon
Outro detalhe bem característico é que as linhas externas são mais grossas que as linhas internas. Além disso, os traços devem ser bem definidos, para o trabalho ficar legal.
Com o treino, o traço melhora. Treine bastante, e com a pessoa certa. Bem, recomendo que você aprenda traço com o Ivan 🙂 Aqui está o link.
Afinal, o que diferencia um desenho bom de um desenho ruim é, principalmente, o traço.
Humor e cores
No cartoon, as expressões são exageradas para obter um efeito cômico. Sendo assim, você pode fazer um cabeção, um pezinho e um olho maior que o outro. Repare que o Ivan aplicou esses detalhes no desenho.
Quanto à cor, procure trabalhar cores mais flat, isto é, evite os gradientes. O desenho cartoon tem um viés mais vetorial.
Até por isso, é mais fácil fazer no computador – Animate (antigo Flash Professional), Illustrator, Photoshop, etc. No caso do desenho do Ivan, ele fez no papel mesmo e utilizou canetas marker (Copic).
Assista ao vídeo a seguir: