[img height=“1” width=“1" style=“display:none” src=“https://www.facebook.com/tr?id=847086035668168&ev=PageView&noscript=1"]

3 Verdades sobre Ilustração Digital que talvez ninguém tenha te contado

3 Verdades sobre Ilustração Digital que talvez ninguém tenha te contado

 Você tem ou já teve vontade de viver de desenho? Trabalhar com ilustração?

É possível.

O problema é que motivo não falta para atrapalhar que a gente consiga. Uma pesquisa recente só confirma isso:

  • Elas querem muito e até se planejam várias vezes, mas 1 em cada 5 pessoas não aprende a desenhar porque sempre deixam para depois.
  • Incrivelmente, apenas 10,2%  alegam não ter dinheiro.
  • Frustração, baixa autoestima ou achar que é tarde demais faz com que 9,3% dos entrevistados desistam do desenho.
  • Devido à falta de criatividade, 6,5% guardem o papel de volta na gaveta.

Menos de 1% não desenham por problemas físicos.

Porém, o impedimento mais alarmante é: 1 em cada 4 pessoas não desenha por falta de conhecimentos, habilidades, ferramentas e métodos adequados.

Isso quer dizer que, talvez, você até manja no papel, mas não consegue passar o desenho pro computador. Ou não sabe qual é a mesa de desenho ideal. Ou ainda não imagina como eu consigo fazer minhas ilustrações digitais tão rápido e com tanta facilidade com o mouse”.

Pensando nisso, eu resolvi destruir três mentiras sobre Ilustração Digital com três dicas matadoras. Que mentiras?

  1. Se você não tiver CorelDraw, SketchBook ou Photoshop você não tem chance.
  2. Mouse não serve para trabalhar com desenho.
  3. Quem trabalha no computador não precisa de saber desenhar no papel.

Agora, ficam as dicas:

1 – Conceito é mais importante que a ferramenta

semana-ilustracao-digital-02
Uma vez perdi uma baita oportunidade de trabalho porque coloquei no currículo que era bom no Corel Draw, mas na empresa só usavam Illustrator.
 
Sem brincadeira!Por mais que os dois softwares fazem praticamente a mesma coisa, eu achava que o importante era conhecer bem a ferramenta. Então, me perdi todo quando me mandaram fazer um teste em um programa diferente.
 
Pouco tempo depois, eu fui descobrir que as mesmas ferramentas, recursos e atalhos que eu conhecia no Corel, também estavam no Illustrator, mas com outros nomes e outros ícones. Daquele dia em diante, todo o meu estudo passou a ser focado no conceito.
 
E é isso que me dá o poder de fazer uma ilustração digital com qualquer ferramenta.
 
Ah, Ivan, então não preciso estudar nenhum software? Claro que precisa! Afinal, você tem que dominar um martelo pra não entortar o prego. 
 
O que eu quero dizer é que você não deve ser refém da ferramenta ou achar que é só apertar um botão, e seu trabalho estará pronto.
 
Em vez de estudar Corel ou Illustrator, estude Vetorização. Em vez de estudar Photoshop, Sketchbook, Pait Tool Sai ou Art Rage, estudo o conceito de pintura ou ilustração digital.
 

2 – Sim, é possível ilustrar usando o mouse

semana-ilustracao-digital-03

Vai ter gente querendo me matar depois dessa, mas como o próprio título do tópico sugere, é possível.

O que não quer dizer que eu recomende, porque não dá pra comparar a eficiência de uma mesa digitalizadora com as limitações de um mouse. Só os 2048 níveis de pressão da caneta já é motivo mais do que suficiente pra você aposentar o ratinho.

Porém, não é todo mundo que tem uma mesa ou condições de comprar uma, principalmente no início da carreira. Hoje, eu tenho, felizmente, todas as ferramentas e materiais de desenho que eu preciso.

Mas, há 15 anos atrás, eu também já fui um iniciante, e usei o mouse até conseguir grana pra comprar minha primeira bamboozinha!

Ilustrações baseadas em vetores, por exemplo, podem ser feitas perfeitamente com o mouse. Se você tiver uma scanner, pode fazer a line art com nanquim no papel, e então escanear e pintar com o mouse.

Não é a maneira mais rápida de pintar, nem a melhor… só que é possível, sim.

 
Essa dica até serve como gancho para a terceira verdade sobre ilustração digital:

3 – Papel e lápis continuam sendo fundamentais

ilustração digital
Não encontrei um jeito mais “doce” de dizer isso, então vamos lá:
– Você não vai desenhar bem no computador, se não souber desenhar no papel.
– Você não vai ter um traço profissional no computador, se não tiver um traço fera no papel.
– Você não vai conseguir usar bem as cores no computador, se não souber como elas se comportam no papel.

É… peguei pesado. Mas é isso mesmo 😉
 

Computadores, tablets, mesas digitalizadoras, softwares, brushes, e toda essa tecnologia só estão aí pra nos ajudar e otimizar nosso trabalho. Porém, quem desenha é você- desde a ideia e o esboço até a finalização.

Sem você e o conceito que você aprender, máquina nenhuma faz nada. Enfim, tudo ainda sai do tradicional – jamais se esqueça disso.

Deixa aqui um comentário falando se você já tinha ouvido falar em alguns destes três mitos sobre Ilustração Digital.

*Dica extra*

Este é um tema extenso e eu tenho muito mais pra te falar sobre isso. Por isso, eu resolvi disponibilizar meu E-book em PDF que pode servir como um guia, um manual para se tornar um ilustrador. Nesse e-book você vai aprender:

– Como desenhar no computador
– Como você pode trabalhar com Ilustração Digital
– Quais os conceitos necessários para desenhar digitalmente
– Quais ferramentas eu indico e uso

Você prefere continuar penando aí, tentando achar a mesa certa, ouvindo todo mundo dizer que desenhar não dá futuro ou, pior, vendo na Internet pessoas desenharem (até com o dedo) no computador? Ou você quer aprender o método que deu certo para mim e, por que não, ganhar dinheiro com Ilustração Digital?

Por isso, clica na foto abaixo ou neste link, baixa o PDF e se prepara para aprender Ilustração Digital de uma vez por todas. 

5 1 vote
Article Rating
Compartilhe:

Ilustrador, Professor, Palestrante e Empreendedor. Apaixonado por Futebol, Música e Família, não necessariamente nessa ordem.

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Endersenhos Desenhista
Endersenhos Desenhista
4 anos atrás

Cara é um prazer tudo que li sobre sua ideologia, que por fim bateu com a minha!!!Pura verdade e fico feliz por agora ter certeza mais que absoluta não estou sozinho com essa ideologia!!!

Ivan querino
4 anos atrás

Show cara, quando a maré sobe, toso os barcos sobem juntos 😉

Amanda Silva Cecilia
Amanda Silva Cecilia
4 anos atrás

Ivan, minha filha desenha 24 horas sem parar, realmente o sonho da vida dela (neste momento) é uma mesa digitalizadora.. mas como o desenho surgiu na vidinha dela de uma forma digamos, natural, ela começou com papel e nunca o abandonou, hoje ela passa o maior parte do tempo desenhando no computador, mas vive me pedindo para comprar lápis, canetas, lápis de colorir, etc … estou lendo os seus artigos e eles tem me ajudado a entender os desejos dela…e direcionar o seu talento. obrigada.

Ivan querino
4 anos atrás

Que legal ler isso Amanda, continue estimulando sua filha e ela vai ser uma grna de artista 😉

Jean
Jean
2 anos atrás

Ivan, eu comprei uma mesa digitalizadora (Wacom Intuos Comic) e alguns cursos de desenho digital, porque meu foco é aprender a desenhar no digital. Porém não entendo nada de desenho tradicional no papel. Nos cursos dizem que dá para aprender direto no computador, e por isso já estou indo treinar pelo Photoshop. Mas lendo seu texto fiquei apreensivo se realmente serei capaz de aprender a desenhar direto no digital. Realmente não posso começar já desenhar digitalmente?

Tatiana
Tatiana
2 anos atrás

Eu desenho verdadeiros cenários no Corel, e com o mouse… rrsrs. Mas sinto que vem uma necessidade enorme de usar uma mesa digitalizadora. Aí me pego numa essas armadilhas que vc colocou: acho que não vou ter condições.
Mas meu intuito é sair um pouco da ilustração “vetorial” (coloquei em aspas, porque qualquer desenho feito num programa em vetor é… vetorial… rsrsrs. Mas me refiro a um desenho com menos sombra e volume, porém não tão flat). Queria investir mais nas ilustras mais ricas, com volume, sombras mais trabalhadas. Só que não sei por onde começar…

Cessa Lopes
Cessa Lopes
2 anos atrás

EU desenhava com o mouse, e nem sabia que era possível, ficava imaginando, acho que estou fazendo errado, mas ta funcionando, vou continuar, kkkkkkkkkk fiquei feliz em ler esse artigo! Pois o princípio da ilustração tradicional é a mesma da digital, só muda as ferramentas. Muito Bom!

LemonDrop-arts
1 ano atrás

Sabe, eu ainda estou no 1° do ensino médio e estou dividida entre seguir alguma carreira ‘com estabilidade’ ou algo relacionado a arte. Desenhar é uma das coisas que eu mais amo, eu desenho no celular pelo dedo, porque não tenho praticamente nenhum recurso. É um pouco complicado pra mim, os meus pais sempre enrolam pra me ajudar quando eu tento vender os meus desenhos na internet haha Enfim, uma desses tópicos citados, o que eu mais enfrento é o do mouse, apesar de ter um notebook, eu só posso desenhar com o mouse nele, então eu acabo fazendo tudo… Read more »

nashan
nashan
11 meses atrás

Realmente a vantagem da mesa digitalizadora é pra quem desenha bem. Não só tratar imagens, mas pra poder levar o “gesto” direto pro digital em programas de ilustração.
Eu tenho uma XP-Pen Star G640S ( https://www.xp-pen.pt/product/693.html ) equivalente a primeira opção e dá para fazer muita coisa nela no Toon Boom, photoshop , Zbrush e Illustrator .

Gakno
Gakno
9 meses atrás

com a mesa deve ficar melhor ainda. Acabo de comprar a mesa XP-Pen Deco 03. Photoshop funcionam bem e são capazes de usar a função pressure (traço de espessura variável conforme a pressão). 

Paste your AdWords Remarketing code here
14
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x