É possível.
O problema é que motivo não falta para atrapalhar que a gente consiga. Uma pesquisa recente só confirma isso:
- Elas querem muito e até se planejam várias vezes, mas 1 em cada 5 pessoas não aprende a desenhar porque sempre deixam para depois.
- Incrivelmente, apenas 10,2% alegam não ter dinheiro.
- Frustração, baixa autoestima ou achar que é tarde demais faz com que 9,3% dos entrevistados desistam do desenho.
- Devido à falta de criatividade, 6,5% guardem o papel de volta na gaveta.
Menos de 1% não desenham por problemas físicos.
Porém, o impedimento mais alarmante é: 1 em cada 4 pessoas não desenha por falta de conhecimentos, habilidades, ferramentas e métodos adequados.
Isso quer dizer que, talvez, você até manja no papel, mas não consegue passar o desenho pro computador. Ou não sabe qual é a mesa de desenho ideal. Ou ainda não imagina como eu consigo fazer minhas ilustrações digitais tão rápido e com tanta facilidade “com o mouse”.
Pensando nisso, eu resolvi destruir três mentiras sobre Ilustração Digital com três dicas matadoras. Que mentiras?
- Se você não tiver CorelDraw, SketchBook ou Photoshop você não tem chance.
- Mouse não serve para trabalhar com desenho.
- Quem trabalha no computador não precisa de saber desenhar no papel.
Agora, ficam as dicas:
1 – Conceito é mais importante que a ferramenta
Uma vez perdi uma baita oportunidade de trabalho porque coloquei no currículo que era bom no Corel Draw, mas na empresa só usavam Illustrator.
2 – Sim, é possível ilustrar usando o mouse
Vai ter gente querendo me matar depois dessa, mas como o próprio título do tópico sugere, é possível.
O que não quer dizer que eu recomende, porque não dá pra comparar a eficiência de uma mesa digitalizadora com as limitações de um mouse. Só os 2048 níveis de pressão da caneta já é motivo mais do que suficiente pra você aposentar o ratinho.
Porém, não é todo mundo que tem uma mesa ou condições de comprar uma, principalmente no início da carreira. Hoje, eu tenho, felizmente, todas as ferramentas e materiais de desenho que eu preciso.
Mas, há 15 anos atrás, eu também já fui um iniciante, e usei o mouse até conseguir grana pra comprar minha primeira bamboozinha!
Ilustrações baseadas em vetores, por exemplo, podem ser feitas perfeitamente com o mouse. Se você tiver uma scanner, pode fazer a line art com nanquim no papel, e então escanear e pintar com o mouse.
Não é a maneira mais rápida de pintar, nem a melhor… só que é possível, sim.
3 – Papel e lápis continuam sendo fundamentais
Não encontrei um jeito mais “doce” de dizer isso, então vamos lá:
É… peguei pesado. Mas é isso mesmo 😉
Computadores, tablets, mesas digitalizadoras, softwares, brushes, e toda essa tecnologia só estão aí pra nos ajudar e otimizar nosso trabalho. Porém, quem desenha é você- desde a ideia e o esboço até a finalização.
Sem você e o conceito que você aprender, máquina nenhuma faz nada. Enfim, tudo ainda sai do tradicional – jamais se esqueça disso.
Deixa aqui um comentário falando se você já tinha ouvido falar em alguns destes três mitos sobre Ilustração Digital.
*Dica extra*
Este é um tema extenso e eu tenho muito mais pra te falar sobre isso. Por isso, eu resolvi disponibilizar meu E-book em PDF que pode servir como um guia, um manual para se tornar um ilustrador. Nesse e-book você vai aprender:
– Como desenhar no computador
– Como você pode trabalhar com Ilustração Digital
– Quais os conceitos necessários para desenhar digitalmente
– Quais ferramentas eu indico e uso
Você prefere continuar penando aí, tentando achar a mesa certa, ouvindo todo mundo dizer que desenhar não dá futuro ou, pior, vendo na Internet pessoas desenharem (até com o dedo) no computador? Ou você quer aprender o método que deu certo para mim e, por que não, ganhar dinheiro com Ilustração Digital?
Por isso, clica na foto abaixo ou neste link, baixa o PDF e se prepara para aprender Ilustração Digital de uma vez por todas.
Cara é um prazer tudo que li sobre sua ideologia, que por fim bateu com a minha!!!Pura verdade e fico feliz por agora ter certeza mais que absoluta não estou sozinho com essa ideologia!!!
Show cara, quando a maré sobe, toso os barcos sobem juntos 😉
Ivan, minha filha desenha 24 horas sem parar, realmente o sonho da vida dela (neste momento) é uma mesa digitalizadora.. mas como o desenho surgiu na vidinha dela de uma forma digamos, natural, ela começou com papel e nunca o abandonou, hoje ela passa o maior parte do tempo desenhando no computador, mas vive me pedindo para comprar lápis, canetas, lápis de colorir, etc … estou lendo os seus artigos e eles tem me ajudado a entender os desejos dela…e direcionar o seu talento. obrigada.
Que legal ler isso Amanda, continue estimulando sua filha e ela vai ser uma grna de artista 😉
Ivan, eu comprei uma mesa digitalizadora (Wacom Intuos Comic) e alguns cursos de desenho digital, porque meu foco é aprender a desenhar no digital. Porém não entendo nada de desenho tradicional no papel. Nos cursos dizem que dá para aprender direto no computador, e por isso já estou indo treinar pelo Photoshop. Mas lendo seu texto fiquei apreensivo se realmente serei capaz de aprender a desenhar direto no digital. Realmente não posso começar já desenhar digitalmente?
Jean, no fundo, o conceito é o mesmo, mas a curva de aprendizado é maior… eu recomendo começar pelo papel pela facilidade em praticar (com um caderno no bolso pra desenhar em qualquer lugar) e por dar mais segurança e personalidade no traço, mas que é possível, é.
Eu desenho verdadeiros cenários no Corel, e com o mouse… rrsrs. Mas sinto que vem uma necessidade enorme de usar uma mesa digitalizadora. Aí me pego numa essas armadilhas que vc colocou: acho que não vou ter condições.
Mas meu intuito é sair um pouco da ilustração “vetorial” (coloquei em aspas, porque qualquer desenho feito num programa em vetor é… vetorial… rsrsrs. Mas me refiro a um desenho com menos sombra e volume, porém não tão flat). Queria investir mais nas ilustras mais ricas, com volume, sombras mais trabalhadas. Só que não sei por onde começar…
Tati, a melhor maneira de começar é começando… depois você vai ajustando a rota. Hoje uma mesa simples tá bem acessível e você ja consegue fazer praticamente tudo com ela, então o principal é agir e buscar um método que te ajude nesse começo. Dá uma olhada no curso de Pintura Digital que tem aqui na aba “Cursos” do site 😉
EU desenhava com o mouse, e nem sabia que era possível, ficava imaginando, acho que estou fazendo errado, mas ta funcionando, vou continuar, kkkkkkkkkk fiquei feliz em ler esse artigo! Pois o princípio da ilustração tradicional é a mesma da digital, só muda as ferramentas. Muito Bom!
Show… é isso aí Cessa, que bom que curtiu 😉
Sabe, eu ainda estou no 1° do ensino médio e estou dividida entre seguir alguma carreira ‘com estabilidade’ ou algo relacionado a arte. Desenhar é uma das coisas que eu mais amo, eu desenho no celular pelo dedo, porque não tenho praticamente nenhum recurso.
É um pouco complicado pra mim, os meus pais sempre enrolam pra me ajudar quando eu tento vender os meus desenhos na internet haha
Enfim, uma desses tópicos citados, o que eu mais enfrento é o do mouse, apesar de ter um notebook, eu só posso desenhar com o mouse nele, então eu acabo fazendo tudo no celular, que é o que eu estou mais acostumada ainda.
Realmente a vantagem da mesa digitalizadora é pra quem desenha bem. Não só tratar imagens, mas pra poder levar o “gesto” direto pro digital em programas de ilustração.
Eu tenho uma XP-Pen Star G640S ( https://www.xp-pen.pt/product/693.html ) equivalente a primeira opção e dá para fazer muita coisa nela no Toon Boom, photoshop , Zbrush e Illustrator .
com a mesa deve ficar melhor ainda. Acabo de comprar a mesa XP-Pen Deco 03. Photoshop funcionam bem e são capazes de usar a função pressure (traço de espessura variável conforme a pressão).
Show!!! agora é treinar, treinar e treinar… parabéns pela conquista!