É frustrante. Você abre aquele tutorial de desenho do Deadpool ou do Batman, põe a mão na massa, mas o resultado não é muito bem de acordo com a sua expectativa. Então, bate aquela vergonha de mostrar o seu desenho para alguém.
Bom, esse desconforto é muito comum, e você pode até estar passando por isso agora.
Mas fique tranquilo, porque eu vou dar algumas dicas para você perder a vergonha de mostrar seus desenhos e sair de uma vez por todas do anonimato 😉
“Conhece-te a ti mesmo”
O nosso medo de acertar provém da antecipação equivocada das consequências de nossas atitudes.
Para ficar mais claro, nós mesmos acreditamos que o nosso trabalho é ruim, e colocamos na nossa cabeça que todo mundo pensa da mesma forma. A verdade é que a maioria das pessoas não conhece as técnicas de desenho. Sendo assim, elas não vão nem notar os mínimos erros que você possa ter cometido.
Quem critica a gente é a gente mesmo! E, então, transfere isso para a opinião dos outros. Isso é responsável também por criar bloqueios mentais e dar uma bloqueada no nosso processo criativo.
O que você gosta em você? Valorize isso. Talvez, você curta as cores que usa nos desenhos. Sensacional!
O que você não gosta muito? Procure entender como o problema funciona, para resolvê-lo. Pode ser que você não seja bom para desenhar olhos, por exemplo, isso pode ser uma característica do seu desenho, então você só precisa aprender a técnica, para corrigir as falhas óbvias e criar um traço que só você sabe fazer!
Como Sócrates (não o do futebol) já dizia: “Conhece-te a ti mesmo”
Assim, a gente já entra no próximo tópico.
Estude, simples assim…
Tudo nesse planeta se aprende. Tem gente que acredita que, para desenhar, é preciso ter algum tipo de dom. Até pode existir, mas eu acredito mais na dedicação, porque, sobre ela a gente tem total controle!
Conheça os conceitos e técnicas de desenho. Quando você aprende através de um método, a arte flui naturalmente e sem stress! E o mais legal é que, quanto melhor for o seus resultados, mais seguro você fica.
Pratique, treine até a mão cair…
“A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração.” (Thomas Edison)
Treine até cair a mão! Não basta ter teoria, se você não tem prática.
É como um cozinheiro ter arroz, alho, olho e sal, mas não fazer a comida. Por mais que ele queira muito, dificilmente os ingredientes vão pular na panela e entregar a comida pronta!
Eu trabalho com desenho há 15 anos, e treino todos os dias. Se você já me acompanha no Youtube, Facebook, Instagram, Periscope ou Snapchat vê que eu sempre posto alguma prática de desenho. E eu continuo praticando SEMPRE!
Quer ser mais seguro? Estude, pratique, pratique, pratique… sem neura!
….
Curtiu? Deixa aqui seu comentário e compartilha esse texto nas redes sociais com aqueles seus amigos que gostam de amarelar 😛
Cara, namoral. Mal te conheço mas já te admiro. Shaushauhsau
Gostaria de poder fazer teu curso ou ter aula contigo, mas ainda vou precisar começar a trabalhar pra pagar.
oi, adorei este artigo, é bem resumido e claro, mais uma vez muito abrigada
Eu que agradeço Camila, vem muito mais por aí 😉