Tá aí mais um assunto delicado que divide várias opiniões.
Nesse episódio do Fala que eu Ilustro (vídeo acima) eu dou a minha opinião sobre como eu acredito que devemos incentivar as crianças a desenhar ou a praticar qualquer atividade artística.
Como disse, são muitas as opiniões e pontos de vista, eu não sou pedagogo nem especialista em crianças, mas dou aula há mais de 17 anos e sou pai de 2 crianças.
Acredito que uma boa idade pra se começar a levar mais a sério o desenho é a partir dos 12 anos, antes disso a criança deve “viajar” e se divertir rabiscando tudo o que tiver na frente.
Qualquer regra imposta à uma criança que só quer se divertir, pode causar o efeito contrário e fazer com que ela se frustre e desista ao invés de se animar em continuar
O meu conselho é que os pais aprendam e desenhem junto com os filhos, além de ajudar no desenvolvimento deles de uma maneira bem leve e lúdica, você que é pai ou mãe vai aprender uma atividade prazerosa, vai passar mais tempo de qualidade com eles e não vai mais ter que arrumar uma desculpa quando seu filho(a) te pedir pra desenhar e você não souber como 😉
Pra entender melhor esse tema, eu conversei com a Psico-Pedagoga Sheila Leal sobre como estimular e potencializar o aprendizado das crianças através do desenho, vale a pena ouvir o que ela tem a dizer nesse vídeo.
Já gravei alguns vídeos falando sobre isso, mas nada vale mais pra mim do que o tempo que eu passo com a minha família
Por isso, a dica que eu deixo é: Desligue a TV, coloque o Ipad e o Celular no modo avião e vá desenhar com uma criança, seja ela filho, irmão, sobrinho, vizinho… a satisfação que você vai sentir vendo a evolução e o sorriso delas é impagável e pra elas vai ser inesquecível esse momento
Ah Ivan, mas eu nem sei desenhar, como é que eu vou fazer pra ajudar meu filho se ele pede um homem aranha e eu não consigo desenhar nem uma formiga?
Pra te ajudar eu desenvolvi um método pra facilitar todo esse processo e te ajudar a aplicá-lo de maneira eficiente e divertida. Eu tive auxílio de Psicólogos e Psicopedagogos e, inclusive, esse método fez parte do Programa de Educação da Cris Poli, a Super Nanny do SBT.
Você vai aprender a entender como funciona a cabeça de uma criança e como estimulá-la através do desenho.
Vai aprender a desenhar os personagens que as crianças adoram com um método muito simples, mesmo que você nunca tenha desenhado na vida.
E vai aprender como transformar a prática do desenho num hábito e aumentar ainda mais a sua conexão com seus filhos
Essa é sua chance de ter acesso ao método que eu uso pra estimular a criatividade, a disciplina a concentração e autoconfiança das minhas filhas através do desenho.
Eu gravei um vídeo explicando esse método, clica na imagem pra assistir
Enfim, essa é a minha opinião sobre o que eu acredito ser a melhor maneira para incentivar as crianças, mas abro espaço para opiniões e para alimentarmos uma discussão sadia sobre o assunto.
Seu comentário é muito importante pra mim
Muito fera sua franqueza e generosidade. Ganhou mais uma fã. Parabéns pelo seu lindo trabalho, pela sua ética, pela beleza do seu trabalho.
vixe quase nunca rabisquei mais hoje desenho mais ou menos
O lance é não parar de treinar, você já percebeu um pouco de evolução… agora é estudar um método e se dedicar 😉 #Épossível